1º Missão Interestadual do Ecossistema Local de Inovação de Currais Novos/RN
1º Missão Interestadual do Ecossistema Local de Inovação de Currais Novos/RN
Nos dias 04 e 05 de Maio de 2023 o Ecossistema Local de Inovação de Currais Novos foi à Fortaleza/CE com o objetivo de conhecer as ações, boas práticas e programas de inovação das iniciativas públicas e privadas.
Foram à missão atores do Ecossistema, como a governança, Sebrae, BNB, UFRN, IFRN, Geoparque Seridó, CDL, Poder Legislativo, CT Mineral, sociedade civil, empresários e duas startups.
No dia 04 a jornada se deu primeiro no Hub de Inovação do Banco do Nordeste, o Hubine, onde foi conhecido o espaço físico, conversa com os gestores e funcionários. Por meio de vídeo conferência, foi apresentada duas Startups aceleradas pelo o Hub, na ocasião a CotaFarma startup do Ecossistema fez o seu pitch.
Em seguida, o ELI conheceu a INCUBAUECE, Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Estadual do Ceará. O Vice Reitor e demais integrantes da UECE e Incubadora receberam o Ecossistema e apresentaram a missão e os objetivos da Agência de Inovação e os resultados das proteções intelectuais geradas pela Universidade. Foram apresentados, também, as ações, experiências e aprendizados da Incubadora de Empresas da UECE.
A tarde, o Ecossistema foram até a Universidade Federal do Ceará (UFC) para conhecer o CEMPUFC (Centro de Empr UFC), os gestores apresentaram o condomínio de empreendedorismo e inovação, onde estão localizados diversos atores do ecossistema como o Coworking de startups, o NINNA hub, o UFCInova/CIT, Parque Tecnológico, entre outros. Foram apresentadas também as ações e programas que o CEMPUFC realizada.
No dia 05 a jornada começou com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) que tem como objetivo estimular a energia criativa, a difusão de conhecimento científico e o desenvolvimento de tecnologia, por meio de sua gestora foi apresentada todas as ações de inovação que a Prefeitura Municipal de Fortaleza realiza, entre elas o Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), o programa INOVAFOR, que é uma política de inovação em Fortaleza, entre outras ações. Na agenda foi visitada a Casa da Cultura Digital, um espaço onde abriga oficinas, cursos, encontros, mostras, maratonas, olimpíadas, palestras e estimular a criatividade.
As duas visitas posteriores foram aos hubs de inovação de iniciativa privada. O primeiro deles foi o BS Innovation Hub de Inovação: Aceleradora de Startups, Mentoria em Fortaleza. Nele o ELI conheceu suas instalações e duas startups aceleradas pelo o hub através da apresentação de seus pitchs, na ocasião a Treinow startup do Ecossistema também fez o seu pitch.
A última parada do ELI em sua missão foi no NINNA HUB - O Núcleo de Inovação e Novos Negócios Aplicados, os gestores do hub apresentaram como o Ecossistema deles funciona, as iniciativas e eventos que realizam.