Audiência Pública: a discussão sobre a necessidade de estabelecer o Marco Legal de Inovação e o Projeto Ecossistema Local.
No dia 29 de setembro, a Câmara Municipal de Pau dos Ferros/RN, realizou uma Audiência Pública que marcou um importante passo em direção ao futuro: a discussão sobre a necessidade de estabelecer o Marco Legal de Inovação e o Projeto Ecossistema Local. Esta iniciativa foi proposta pela vereadora Aldaceia Oliveira e aconteceu no Plenário da Câmara Municipal.
O evento teve como debatedores David Xavier, Gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae/RN; Rodolfo Barreto, Gerente da Agência Sebrae/Pau dos Ferros; Adelle Nogueira, Consultora Sênior do Programa ALI Ecossistemas; Ana Paula Viana, Diretora de Inovação e Economia da Criatividade na Fundação CITINOVA/Fortaleza-CE. Os secretários municipais de Planejamento, Junior Gameleira e de Educação, Larissa Alves, também participaram como debatedores. A Audiência contou ainda com a contribuição enquanto debatedor do Presidente da CDL de Pau dos Ferros, Cleiton Almeida e do Professor Dr. Aluísio Rêgo do IFRN.
A audiência reuniu vereadores, vereadoras e membros da comunidade, os quais ressaltaram a importância do evento e contribuíram com encaminhamentos significativos em meio a uma discussão produtiva sobre como impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região por meio da inovação, pesquisa e tecnologia. A participação de todos foi crucial para enriquecer o debate com ideias e perspectivas que podem moldar o futuro de Pau dos Ferros e região.
A audiência foi um marco para a cidade, pois destacou a importância de criar um ambiente propício à inovação. Estabelecer um Marco Legal de Inovação é um passo fundamental para atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo e criar oportunidades de emprego na área de tecnologia e pesquisa. Além disso, essa medida coloca Pau dos Ferros no mapa da inovação, tornando-a mais atraente para talentos e empresas que buscam um ambiente propício para o crescimento.
O Projeto Ecossistema Local foi apresentado pela Agente Local de Inovação, Emanuely Marques, e também foi amplamente discutido durante a audiência. Esse projeto promete fortalecer a cultura da inovação na comunidade, criando uma rede de apoio para startups e empreendedores locais. Isso pode abrir portas para o surgimento de novos negócios, aumentando a competitividade e a vitalidade econômica da região.