Comissão de Inovação da FIERN participa de visita técnica ao ambiente de inovação tecnológica do IFRN
O diretor 2º secretário e presidente da Comissão Temática de Ciência, Tecnologia e Inovação (COINCITEC) da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, participou, nesta terça-feira (11), de uma visita técnica ao campus Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que vai abrigar um ambiente de inovação. A visita serviu para apresentar os espaços físicos do projeto, liderado pelo IFRN, e que vai envolver todo o ecossistema de inovação do estado.
“É uma oportunidade gigante de criarmos um espaço que vai fortalecer o ecossistema de inovação da cidade e do estado”, comenta Djalma. “As expectativas são as melhores porque essa iniciativa pode desencadear, ainda, uma revitalização do comércio e de espaços culturais no centro da cidade”, completa.
Djalma Júnior pondera que o projeto do ambiente de inovação precisa ser apresentado aos entes públicos municipal e estadual e que o espaço pode impulsionar a economia local. “Haverá uma oportunidade de desenvolver tecnologias voltadas para o varejo, haja vista a grande massa de varejo nas redondezas do local, mas também para a indústria do estado. Todo espaço de inovação precisa de estímulos para ser contemplado com uma enxurrada de ideias e o espaço físico que o IFRN Cidade Alta dispõe é um grande estímulo para isso”, declara.
O local contará com uma incubadora de empresas, salas de capacitações, laboratórios tecnológicos, escritório da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) e da editora da IFRN, além de espaços para eventos artísticos e culturais. “O conceito do projeto é de ser um ambiente onde estarão reunidas a Academia, empresas, agências de fomento e demais organizações que trabalhem com a inovação”, explica o diretor de Inovação Tecnológica e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRN, João Teixeira.
A proposta da visita foi, também, receber sugestões e ideias dos visitantes para implementações no projeto original do espaço. Para o presidente executivo do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Olavo Bueno Oliveira Filho, “esse projeto pode ser um embrião para mudar a realidade da cidade, principalmente na região de Cidade Alta”.
Também participaram da visita a gestora do Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação da FIERN (NAGI-FIERN), Susie Macêdo; a assessora de relações institucionais do NAGI-FIERN, Helen Buonora; a assessora do SENAI-RN, Chayenne Gomes; o coordenador de Inovação do IFRN, Rafael Hernandez Damascena dos Passos; além de representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, da Fecomércio-RN e do Sebrae-RN.
Últimas Notícias
Exportações da indústria batem recorde, mas manufaturados não ganham força no comércio exterior, mostra CNIComissão de Inovação da FIERN participa de visita técnica ao ambiente de inovação tecnológica do IFRNChina é o principal país de origem de importações do RN com US$ 200 milhões em 2022, mostra CIN/FIERNObservatório Nacional da Indústria abre chamada para consultoresFIERN participa de reunião do Conselho Estadual do Meio AmbienteAula inaugural do curso de Designer de Moda do SENAI-RN apresenta case de sucesso desenvolvido por ex-alunosSESI Big Band apresenta Concerto de Páscoa na Catedral Metropolitana de Natal
FONTE: FIERN