Diretor da FIERN participa do 16º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte

post-image

Diretor da FIERN participa do 16º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte

O diretor-segundo-tesoureiro da FIERN, Djalma Júnior participou, na última quinta-feira (26), do 16º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp/RN). Djalma, que é presidente da Comissão Temática e Inovação e Tecnologia da Federação, foi palestrante da mesa redonda “O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX RN, como propulsor de CTI e o papel do estado na condução de políticas e da gestão da inovação”. O congresso neste ano abordou o tema “Democracia, Transparência e Inovação: Desafios para a gestão pública”, que aconteceu de 24 a 27, em formato híbrido.

A mesa redonda tinha como foco principal o Pax, explica o diretor, e a ideia era apresentar como a Coincitec, que é uma comissão da Federação, pode conectar as empresas ao Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo. O PAX-RN Augusto Severo é um parque tecnológico que tem na sua essência conexão e proposição de soluções de pesquisas aplicadas.

“Naturalmente, quando a empresa se aproxima de um parque tecnológico, ela vem para apresentar suas dificuldades e, através da ciência e da pesquisa, o parque oferece uma solução. Então, está muito claro que a tríplice hélice, ela é fortalecida pelo governo, mas também pela atividade empresarial. E nós que representamos a Comissão Temática de Ciência, Tecnologia e Inovação da FIERN. Ela precisa estar linkada total com o parque tecnológico”, explica.

Djalma acrescenta que o parque tecnológico tem três áreas de atuação específicas que são saúde, energia e indústria 4.0. “Quando a gente fala de energia, a gente fala de energias renováveis e o SENAI pode ser um grande solucionador de problemas que vem a ser apresentado às empresas, que queiram conectar com o parque, e o SENAI pode ser um grande parceiro para ajudar nas suas pesquisas específicas”, diz.

Para ele, a indústria 4.0 é um desafio. “É um desafio perene, a gente ter realmente as indústrias do nosso parque industrial do Rio Grande do Norte conectadas com equipamentos que são específicos, para dar essa visibilidade do negócio e eles poderem entender qual é o conceito da indústria 4.0”, afirma.

De acordo com o diretor o trabalho e sensibilização se mostra imprescindível. “É necessário para que depois a gente possa avançar com investimentos em infraestrutura e essas empresas possam estar conectadas nesse ambiente da indústria 4.0”, conclui Djalma.

O Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte é uma iniciativa da Secretaria da Administração (Sead) e da Escola de Governo (EGRN), com a finalidade de compartilhar experiências exitosas e inovadoras no âmbito do setor público. Realizada em formato híbrido, a edição de 2023 registrou recorde de público, somando mais de 2.300 inscritos, entre gestores e servidores, pesquisadores e estudantes.