Ecossistemas de Inovação de Natal, Mossoró e Currais Novos realizam missão no Oeste Potiguar

post-image

Ecossistemas de Inovação de Natal, Mossoró e Currais Novos realizam missão no Oeste Potiguar

Na última terça-feira (23/05), os Ecossistemas Locais de Inovação (ELIs) de Natal, Mossoró e Currais Novos realizaram uma missão com o objetivo de compartilhar suas boas práticas e desafios com os Ecossistemas do Vale do Açu, Angicos e Pau dos Ferros, localizados na região Oeste Potiguar. A iniciativa teve como propósito demonstrar experiências bem-sucedidas e trocar conhecimentos entre os diferentes ecossistemas locais, visando promover o desenvolvimento e fortalecimento da inovação e empreendedorismo nessas regiões.

Foram dois momentos de partilha: o primeiro encontro aconteceu no polo da UFERSA - Angicos para o ELI do Vale do Açu e Angicos, que abrangem ainda os municípios de Ipanguaçu e Itajá, reuniu atores da governança sendo eles: UFERSA, UERN ACEVALE, SEBRAE e vereadores das câmaras municipais. No segundo, foi a vez do ELI Pau dos Ferros, que convidou seus atores representados por: UFERSA, UERN, Câmara dos Vereadores e também alunos do curso de Administração da FACEP - Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar, instituição que sediou o evento e membro do ELI, para conhecerem os resultados significativos que o ecossistema pode trazer para a região.

O Ecossistema de Natal, representado pela COINCITEC - Comissão Temática de Inovação Ciência e Tecnologia através de Susie Alves de Macêdo e Júlia Dutra, Agente Local de Inovação (ALI) da Grande Natal, apresentou como a Comissão foi criada, de que maneira funcionam os Grupos de Trabalho e de qual modo o Prêmio Nacional de Inovação auxiliou para que o Ecossistema em estágio de Estruturação busca avançar. Para Susie, foi um momento para conhecer os diferentes cenários da inovação e seus estágios de maturidade em prol de avanços tecnológicos e de gestão, potencializando forças e buscando minimizar as fraquezas. “É importante para identificar oportunidades de ações integradas e conectadas”, completou.

 

jmpjmç

O ELI Mossoró, foi apresentado pela ALI Gilmara da Mata, que está atuando desde novembro do ano passado no município e mostrou quais são os estímulos que o estão utilizando para fortalecer a cultura inovadora e sensibilizar os atores quanto aos seus propósitos de alavancar o Ecossistema.

 jmpjmçl

Gilmara ressalta a importância da missão, que possibilita o compartilhamento de experiências valiosas para o desenvolvimento dos ELIs, “estou entusiasmada em fazer parte dessa jornada e testemunhar o potencial transformador que está sendo construído em cada ecossistema do Rio Grande do Norte."

Currais Novos teve seu ELI representado pela ALI Jaqueline, Mattson Ranier, que é Vereador do município, Líder Potiguaras Valley e ator do ecossistema, e Edinete Nascimento, Analista Técnica da Agência SEBRAE na cidade. Eles demonstraram como estimulam os atores a participarem efetivamente da governança com o objetivo de atingirem suas metas.

 

Rodolfo Barreto, gerente da Agência SEBRAE em Pau dos Ferros prevê como impacto da Missão “Unir toda a população de Pau dos Ferros em prol da inovação, trazendo os benefícios para facilitar a vida de todos do ecossistema.”