PESQUISAS SELECIONADAS ÀS INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS

post-image

PESQUISAS SELECIONADAS ÀS INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS

Dentro do Programa Conexões RN: Indústria e Academia – Setor de Laticínios, a Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) apresentou as pesquisas escolhidas pelos empresários no Catálogo de Tecnologias de Laticínio do RN. Diretor de Inovação da FIERN e presidente da COINCITEC, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, explicou que o trabalho foi feito no eixo inovação e tecnologia. “Isso alicerça a conexão entre academia a e a indústria”. 

Proposta para assinatura de convênios diante dos trabalhos apresentados pelas Instituições de Pesquisa e Inovação (ICTs), que são integrantes da Comissão. 

 

Diretor da FIERN e vice-presidente Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDLEITE/RN), Edilson Batista da Trindade, vê com muita satisfação a realização deste projeto. “É importante, pois chega em momento oportuno. Todas as indústrias de vários segmentos estão se modernizando através do conhecimento e tecnologia”. Por ser um momento de trazer oportunidade e aproveitar ao máximo para desenvolver as indústrias do setor no RN. “O principal ganho vai ser trabalhar o que se pode ter em melhorias. Aproveitar conhecimento para evitar desperdícios, desenvolver novos produtos e novas oportunidades para os negócios”.

 

 De acordo com o presidente da COINCITEC, a ideia é que a iniciativa realizada com o setor de laticínios seja aplicada setores econômicos em 2023 e 2024. 

 

Participaram da apresentação, a secretária executiva da COINCITEC e gestora do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) da FIERN, Susie Alves Silva de Macêdo e representantes de empresas do setor de laticínios e membros de ICTs. 

 

Apresentação das seguintes pesquisas selecionadas pelos empresários: 

Categoria Produto: Produção do creme de Kefir como alternativa probiótica para produtos lácteos funcionais; 

Categoria Prestação de Serviço: Aproveitamento de subprodutos da indústria laticinista; 

Categoria Prestação de Serviço: Tata: tratamento de efluente industrial utilizando a biomassa vegetal biodegradável com comunicação em nuvem; 

Categoria Prestação de Serviço: A inovação através da embalagem.

FONTE: FIERN