Sebrae lança programas voltados para empresas inovadoras do RN

post-image

Sebrae lança programas voltados para empresas inovadoras do RN

Natal - O Sebrae no Rio Grande do Norte vai detalhar os investimentos que serão feitos, juntamente com instituições parceiras como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para fomentar a cultura da inovação nos empreendimentos potiguares e fortalecer o ecossistema inovador. Os detalhes serão repassados na próxima terça-feira (22), às 9h30, durante o lançamento dos programas Centelha 2 e Startup Nordeste, ambos serão executados neste ano no Rio Grande do Norte. A solenidade será realizada de forma presencial na sede do Sebrae, em Natal.

O programa Startup NE-RN é uma iniciativa do Sebrae e será executado para fomentar e preparar empreendimentos inovadores do estado, contemplando etapas de pré-aceleração, aceleração e ainda fornecimento da chamada bolsa sócio- empreendedor. Os valores e a forma de participação serão apresentados na solenidade.

O outro é o Programa Centelha 2, que é executado com recursos da Finep. Durante o lançamento, serão anunciadas as regras do edital. O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI e tem como instituição executora no Rio Grande do Norte o Sebrae. Os recursos serão disponibilizados como aporte financeiro para alavancar os projetos, além de oferecer uma série de capacitações, acompanhamentos e orientações proporcionadas pelo Sebrae e pelos integrantes do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte.

A proposta é disseminar a cultura do empreendedorismo inovador nas instituições de ciência e tecnologia e inovação, incentivando alunos e pesquisadores a criarem empresas inovadoras e de alto potencial de crescimento. Isso significa que, mesmo que o empreendedor com uma ideia inovadora ainda não tenha uma startup, pode formalizá-la durante o edital. A ideia é fomentar e capacitar empreendedores inovadores, estimulando o adensamento tecnológico das cadeias produtivas por meio da criação de empresas fornecedoras de produtos, processos e serviços inovadores para empresas já consolidadas no mercado.

ideias e deve fortalecer o ecossistema de inovação do estado. O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do País.